Raças

 
Churra Galega Mirandesa
 
Aspecto Geral- Pequena estatura e reduzida corpulência, de cor branca ou, menos frequente, preta. (distingue-se da Bragançana pela sua menor estatura e pelo seu velo mais comprido e extenso que cobre o bordo inferior do pescoço, o peitoral, o cilhadouro e a barriga).
 
cabeça - Em geral comprida, afilada, de perfil craniano subconvexo e deslanada; sem cornos nas fêmeas, os quais são frequentes nos machos, com forma espiralada e de secção triangular; olhos de tamanho médio e circundados por manchas pigmentadas de castanho escuro ou preto, nos indivíduos brancos, e brancas nos indivíduos pretos, distribuição pigmentar que se observa igualmente nas orelhas e lábios.
 
Pescoço- De má ligação ao tronco; comprimento médio mas pouco largo; coberto de lã em toda a sua superfície.
 
Tronco- pouco volumoso e estreito; costelas pouco arqueadas; garrote pouco saliente e espáduas achatadas; garupa um tanto curta e descaída, revelando fracas massas musculares; cauda comprida.
 
Úbre- globoso, com tetos bem implantados.
 
Peso vivo Adulto- Fêmeas: 30-35 kg; Machos: 40- 45 kg.
 
 
 
Churra Algarvia
 
Aspeto Geral- animais de grande estatura, longilíneos, de perfil convexo, de pigmentação peculiar e lã churra branca.
 
Pelagem- Pele branca, de pigmentação centrífuga formando malhas pretas de configuração característica em redor das órbitas e dos lábios, nas narinas e mento; orelhas pretas, totalmente ou só nas pontas; malhas pretas nos membros desde a quartela ao joelho e curvilhão, frequente malha preta na região anal, língua e paladar pigmentados na maioria dos animais.
 
Velo- de lã churra e branca, pouco extenso e pouco tochado, madeixas pontiagudas, abertas e compridas - 20 a 30 cm ; o velo cobre o tronco e o pescoço deixando livre a cabeça, as axilas, o ventre, as bragadas e os membros até ao codilho e um pouco acima do curvilhão.
 
 Tronco- pescoço comprido, fino e roliço; garrote não muito saliente e de regular largura; peito relativamente estreito, pouco profundo e de costelas não muito arqueadas; garupa comprida, bem musculada e descaída; cauda comprida, grossa e gorda na base; úbere bem desenvolvido e um pouco carnudo.
 
 
 

Alimentação

Os ovinos têm a habilidade de consumir uma grande variedade de alimentos, dentre eles, ocupam lugar de destaque os pastos, fenos, silagens entre outros. Naalimentação de ovinos, utiliza-se, preferencialmente, alimentos de baixo custo e  de origem vegetal, já os grãos e os suplementos diversos só são utilizados de maneira especial e de forma limitada

Contactos